- CASA FAIRBANKS – São Paulo
- SCMC – Santa Catarina Moda e Cultura
- SENAC BAHIA
- DFB – Festival Dragão Fashion Brasil – Fortaleza
- ONLINE
- IED – Instituto Europeu de Design SP
- CASA FAIRBANKS – São Paulo
- ONLINE
DFB FESTIVAL – FORTALEZA
MAIO DE 2023
Na edição do DFB Festival em Fortaleza, Mário Queiroz antecipou as conclusões de sua Pesquisa para um público de Jornalistas, Estudantes e Profissionais de Moda.
Julho de 2023
A convite do Cinesesc antes da última sessão do filme BARBIE, Mário Queiroz falou sobre o papel da obra na discussão do machismo e por quinze minutos analisou como as masculinidades foram abordadas.
Ed SENAC SP
No livro o autor fala da sua experiência com o Mercado Masculino, e analisa os principais pontos das relações entre a Moda Contemporânea e os Homens em linguagem acessível também para os que não são da área. As ilustrações também são de Mário Queiroz.
Editora Érica/Saraiva - São Paulo – 2014
O Livro detalha cada etapa do processo de organização e realização de Desfiles de Moda, do espaço ao casting, do beauty a iluminação. O objetivo é permitir que o leitor entenda todas as necessidades técnicas e os profissionais envolvidos em shows de Moda, sejam eles grandes ou pequenas produções.
O Livro surge a partir de sua dissertação de Mestrado em Comunicação e Semiótica de Mário Queiroz na PUC SP com orientação de Norval Baitello Jr que também assina a apresentação desta obra.
O Autor analisa a Edição Heróis da revista de moda masculina ARENA HOMME PLUS para discutir os arquétipos das representações das masculinidades.
“O Herói Desmascarado” foi lançado em 2009 pela Estação das Letras e Cores em SP.
Fonte: Youtube RESET PODCAST
https://www.youtube.com/watch?v=wAr4y14eRy0
Fonte: Elle Brasil
Na revisão da rigidez dos papéis de gênero, o mercado de moda
masculina promete uma expansão criativa, mas o clássico segue
invicto, enquanto a ousadia caminhaa passos lentos.
Masculinidade em laboratório - ELLE Brasil
Fonte: Uol
Com cara retrô, a polo agora surge menos preppy e com pegada mais esportiva, como em sua origem.
Clique aqui
Fonte: Folha
Homens e mulheres desafiam juntos o tabu da nudez aumentando sua autoestima e expurgando o conservadorismo
Clique aqui
Fonte: Abril
Menos retos e bem mais folgados, eles consolidam o caminho de liberdade que a moda masculina tem trilhado no últimos anos
Clique aqui
Fonte: Folha
Clique aqui
Fonte: Folha
Clique aqui
Fonte: Revista Mensch
Clique aqui
A marca Mario Queiroz foi lançada em 1995 por José Augusto Fabron e Mário Queiroz em São Paulo onde ficaram seus ateliês e lojas.
Especializada em moda masculina, participou durante vinte edições da São Paulo Fashion Week – de 2002 a 2012. O primeiro grande desfile foi no Phytoervas Fashion e depois seguiram as participações na Semana de Moda Casa de Criadores.
Nos desfiles foram estabelecidas várias parcerias onde se destacam os modelos desenhados para o estilista e produzidos pela Puma, os convites em porcelanas com a OXFORD, os tecidos exclusivos pela Santana Têxtil, festas no Sofitel. Além de produtos desenvolvidos com exclusividade, nos desfiles a marca contou com grandes modelos, beauty artists, cenógrafos e DJS.
Em 2012 a Mario Queiroz realizou um desfile solo na Pinacoteca do Estado de SP. Em 2013 realizou uma coleção homenageando o evento Dragão Fashion de Fortaleza, onde já havia participado em sete edições anteriores.
Em agosto de 2015 foi realizada a exposição “Rupturas – 20 anos da moda masculina de Mario Queiroz” no Senac Lapa Faustolo, como parte do projeto HOMEM BRASILEIRO, idealizado pelo estilista. Como parte das comemorações do 20º aniversário da marca foi realizado um desfile apresentando a retrospectiva de sua história.
Homem Brasileiro caracterizou-se por um evento envolvendo diferentes áreas para discutir as MASCULINIDADES. Em cinco edições realizadas em diversos espaços culturais de SP, o evento contou com a participação de grandes nomes: pesquisadores, profissionais e artistas. Além de palestras também foram realizadas três grandes exposições: a primeira comemorou 20 anos da "Mario Queiroz", a segunda chamada "Apartamento" trazia ambientes das casas de homens diferentes cujo estilo estavam definidos pelos móveis, objetos e perfumes. A terceira foi uma exposição de 20 fotógrafos brasileiros interpretando o tema "Homem Brasileiro".
Além das edições em SP, também as cidades de Balneário Camboriú através da UNIVALI recebeu o evento assim como Fortaleza durante a edição do DFB Festival. O evento teve importantes patrocinadores e apoiadores, além de grandes mídias como o jornal FOLHA DE SÃO PAULO.